sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cuidados com seu cachorro no dia da mudança residencial: como evitar fugas no novo lar!





Vai se mudar?
Conforme você for mudando suas coisas para a nova residência, tome cuidado especial com itens que possam machucar/envenenar seu cão. Abaixe-se e olhe em redor na altura dos olhos do seu cão para ter certeza de que não está esquecendo nada ao alcance dele no meio da bagunça que é uma mudança. Certifique-se de que o novo lar é seguro para seu peludo. Procure por venenos (materiais de limpeza, pesticidas, medicamentos, plantas venenosas etc.) e objetos/superfícies que possam queimar (ferros elétricos, aquecedores etc.). Tenha cuidado extra com fios desencapados! 
Outros perigos
Que mudança não tem pedacinhos espalhados por todos os lados? Atenção para agulhas, pregos, lascas de caixas e de móveis etc. Certifique-se também de que tudo está sendo bem, já pensou um armário caindo sobre seu peludo? Casa nova pode provocar insegurança mesmo que a família inteira esteja junto. Tenha certeza de que seu cachorro não poderá escalar muros e cercas e de que não há buracos ou outras possibilidades de fuga. Já mude para o novo endereço sabendo onde há atendimentos veterinários de emergência nas proximidades. Tentar achar uma clínica quando você precisa desesperadamente de uma é perder um tempo que pode significar a vida ou a morte do animal. 
Já no novo lar
Quando vocês chegarem ao destino, passe um tempo brincando com ele, dando-lhe atenção e carinho, mostrando a casa nova e deixando-o cheirar tudo enquanto você caminha com ele na guia. Dê a ele um brinquedo e um petisco saboroso, para que ele associe o novo local com coisas boas. Arrume a mudança do seu cão imediatamente, para que ele possa se sentir em casa vendo/cheirando sua cama/casinha, potes, brinquedos etc. no novo ambiente. Não compre nada novo neste momento! De novidade, já basta a mudança de endereço, seu cão precisa de referências para se acostumar com o novo lar. 

Cuidados
Certifique-se de que portões, portas, cercas etc. estão fechados e de que não há possibilidade de fuga e solte-o para conhecer o quintal e a casa sozinho. Certifique-se de que as placas de identificação dele estão com os dados atualizados. Tente manter sua rotina normal enquanto vai desempacotando a mudança. Tente não mexer/circular/ficar limpando a área/cômodo onde estão as coisas do cão. Leve-o para passear nas redondezas todos os dias – sempre na coleira e guia –para acostumá-lo com a nova região e também para que possa ter mais referências para voltar, caso fuja. Seja paciente e permita que seu cachorro explore tudo na casa nova. Veja se é possível apresentá-lo a vizinhos e seus cães. Quanto melhor eles conhecerem seu peludo, maiores as chances de ajudar em caso de fugas.  E nunca saia de casa com seu cão solto!
Divulgação: Protetoras independentes

Um comentário: