O que é necessário para fazer uma mudança internacional ?
Uma mudança internacional não é das atividades mais agradáveis que você pode enfrentar. Porém, quando se faz necessária, é muito importante que seja feita com muita seriedade, pois, em meio a todo o processo e transporte existem dois países, com suas leis, regras e burocracias. Você esta pronto para enfrentar isso. Então vamos lá com algumas dicas.
Comece com o Planejamento
Esse é, com certeza, o passo mais importante de todo o processo de mudança internacional. Tudo o que for abordado nesse passo, comandará todo o resto de forma a levar para o sucesso ou fracasso da operação. Não tenha pressa, planeja com cuidado o que levar e não levar. Tenha sempre bom senso nesse passo e se necessário, passe para o segundo passo, que é contratar uma empresa de mudança internacional.
Contrate uma Empresa Profissional em Mudanças Internacionais
A contratação de uma empresa de mudança deve ser abordada com muito cuidado no Planejamento. Busque por indicações de amigos, familiares. Procure e confira todas as informações e autorizações que a empresa possuir para realizar o serviço, afinal não será muito agradável perceber que após algum tempo, que aquela empresa que você contratou não é muito idônea.
Fique atento a toda a operação
Com dizia o velho ditado, "O olho do dono é que engorda o boi". Se possível fique atento a todos os processos da mudança, desde a assinatura do contrato, revisando muito bem todas as cláusulas, a fim de evitar surpresas com seguro e responsabilidades. Durante o trabalho braçal, ou seja a mudança propriamente dita, analise o manuseio das caixas pelos funcionários da empresa, confira as caixas para que haja proteção de seus bens no transporte internacional e atente-se a rota que seja implementada no envio de sua mudança, que pode ser por avião, navio ou mesmo rodoviária.
Após a chegada, confira toda a mudança
Para finalizar, nesse momento esperamos sempre que esteja tudo na mais perfeita ordem. Porém, nada como uma conferida para saber se há algo quebrado, amassado ou danificado de qualquer forma. Confira principalmente os objetos mais frágeis, como vidros e cristais, que facilmente podem ser danificados durante o transporte/ mudança internacional. Tudo aquilo, que por ventura, possa ter sofrido algum dano, pode ser cobrado da transportadora, sempre verificando as cláusulas contratuais sobre responsabilidades e objetos permitidos no transporte.
Após todo esse processo, em muitas vezes estressante, é o momento de curtir a nova casa e começar novamente a vida.